terça-feira, 18 de agosto de 2015

Pesquisa por amostragem?

Tô aqui pensando sobre pesquisas de opinião, seu grau de representatividade, seu impacto na formação de opiniões a depender de como os dados são divulgados...

População da cidade de São Paulo: 11,25 milhões (2010, IBGE)
Número de entrevistados em pesquisa Datafolha sobre redução da maioridade penal: 600 (seiscentos)
Porcentagem de paulistanos entrevistados favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos: 93%
(http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2013/04/1264396-93-defendem-reducao-da-maioridade-penal.shtml)

Aí o jornal publica: "Dado que uma das funções do Direito é manter a coesão social, e dado que, segundo o Datafolha, 93% dos cidadãos apoiam a redução da maioridade penal, deve-se dar resposta a essa SÓLIDA MAIORIA".
(http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/06/1642123-amadurecer-o-debate.shtml)

E então eu fico bem cabreira com a forma como as coisas são ditas pelos grandes veículos de comunicação e como uma pequena parcela de pessoas entrevistadas ao acaso pode (ou não) influenciar o rumo das coisas.

Isso é um exemplo, não quero dizer se tá certo ou errado ser a favor ou contra qualquer coisa. No que tô pensando é em como as informações são "meticulosamente" apresentadas...

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