segunda-feira, 26 de abril de 2021

Aprender

Chapada dos Veadeiros - Cavalcante/GO


A vida nos apresenta situações que muitas vezes nos perguntamos: por quê? questionamos, resistimos, queremos que seja diferente... e muitas vezes esquecemos que não temos qualquer controle sobre nada que esteja fora de nós. Somos tão pequenos e nos achamos tão grandes. Por isso gosto tanto de olhar para a natureza, para a infinitude do céu, para a perfeição das formas da superfície, dos galhos das árvores, do curso natural dos rios, da água que contorna obstáculos ou que pouco a pouco os desgasta, dos animais, dos sons... somos apenas uma espécie entre tantas, com a diferença que aprendemos a dominar as demais e temos a arrogância de nos considerar superiores, dominantes... mas somos incapazes de determinar o que nos acontecerá no momento seguinte. Apenas devíamos ser gratos quando as coisas acontecem dentro do que previmos.

Eu queria que muita coisa fosse diferente do que é hoje. Mas em vez de ficar me lamentando, vou considerar que a vida é uma amiga e tá me trazendo exatamente o que eu preciso viver pra poder crescer como ser humano. Mesmo que seja difícil e doloroso. Há ferramentas que ainda preciso aprender a dominar pra me tornar mais capaz de lidar com situações que não consegui anteriormente. Eu quero estar aberta a receber o que a vida me trouxer. Não significa que vou ficar prostrada sem agir e sem fazer planos no estilo "deixa a vida me levar, vida leva eu". Mas que aceito que não tenho o controle de tudo e que tudo acontece exatamente como precisa ser. E tendo consciência de que estamos sempre fazendo o melhor que podemos com o conhecimento e nível de consciência que temos em cada momento.

Quero sempre me sentir como agora: grata por tudo que pude viver, mesmo que hoje eu esteja sofrendo por não ter acontecido como eu queria. Sou grata porque tive oportunidade de viver coisas maravilhosas e de aprender muito e sou grata por ter os sentimentos que tenho dentro de mim nesse momento, por saber que sou capaz de tê-los. Cada desafio me ensina alguma coisa. E eu não quero apenas sofrer e lamentar, quero aprender, me fortalecer e evoluir... afinal de contas, qual seria o sentido de estarmos aqui nessa vida se não para aprender e sentir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atire por esta janela suas impressões sobre este post. Sinta-se à vontade para defenestrar o que quiser: elogio, reclamação, dúvida, angústia, sugestão...
Só não vale usar de má educação. O respeito deve vir em primeiro lugar!