sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

momento saúde: cóf! cóf! cóoof! cóf! =/

Em algumas épocas do ano, algumas pessoas são acometidas por gripes, resfriados, ou algo que não chega a isso, ficando apenas na tosse.

Comigo é assim: começa geralmente com uma dor de garganta, depois ela, a tosse, chega e fica. Fica por dias, geralmente uma semana... Se durar mais que isso, o negócio é ir ver um médico - pode ser tuberculose (até hoje, não cheguei a este ponto, graças a Deus).

No ônibus, no trem, em qualquer lugar onde haja alguma aglomeração de pessoas, é lá que a tosse vai atacar e vai fazer tossir, tossir, tossir compulsivamente, até que a garganta pareça estar rasgando e a tosse saindo direto do pescoço. (!)

A sensação de saber que as pessoas te olham como se você estivesse enchendo o ambiente com vírus mortais do tipo ebola, só porque você está tossindo descontroladamente, não é gostosa.

E algumas pessoas olham como se você estivesse fazendo de propósito, com aquela cara feia de quem repreende, sem soltar palavra, alguém que joga o lixo pela janela.

Algumas olham com dó, como se quisessem dizer "humm, eu sei como é isso, semana passada mesmo estava desse jeito". Pois é.

Mais raro é acontecer de alguém - talvez por compaixão, talvez por querer se livrar do incômodo sonoro, nunca se sabe - oferecer gentilmente água ou uma pastilha, drops, bala.

Mas nada resolve de imediato. Essa tosse-seca, por alguns conhecida como tosse de cachorro, não tem jeito, você tem que tossir. O Dr. Drauzio Varella diz que essa tosse seca pode ser devido a ausência de muco (catarro); mas também pode ser que haja o muco, porém, que esteja retido por desitratação ou tratamento incorreto.

Lembro que uma vez fui ao médico, ele me receitou amoxicilina, dizendo que se tratava de uma bactéria instalada na garganta, que provoca esse tipo de tosse.

Um site na internet diz que a tosse seca pode ser sintoma de câncer de pulmão (não quero acreditar que seja esse o meu caso) ou de um processo irritativo de qualquer natureza.

Só vou ao médico se isso durar muito mais. Por enquanto, estou bebendo muita água, mas por dia, sofro pelo menos umas duas crises desse tosse-tosse chato e inconveniente. E vamos driblando os olhares inquisidores, fazendo cara de "assim como você, também acho essa tosse infernal!"

Um comentário:

Atire por esta janela suas impressões sobre este post. Sinta-se à vontade para defenestrar o que quiser: elogio, reclamação, dúvida, angústia, sugestão...
Só não vale usar de má educação. O respeito deve vir em primeiro lugar!