sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Triste


Eu gostaria de escrever agora sobre outras coisas mais importantes, mas não estou conseguindo. A posse de Dilma, as chuvas diárias, o aumento da passagem do ônibus... mas no momento meu umbigo me parece o mais relevante dos temas. Desde o último dia de 2010 estou muito mal pelo que me parece ser o fim de uma amizade que eu considerava muito importante. Até agora não consigo entender direito o que aconteceu, embora compreenda exatamente, ao mesmo tempo. O que mais me deixou triste foi ter sido pega totalmente de surpresa e via email. Alguns parágrafos puseram fim ao que eu acreditava ser uma verdadeira amizade, por aparente desgaste causado por um processo contínuo de suportar o insuportável, ao que eu pude entender. O peso da franqueza caiu de uma vez me fazendo desabar junto e, diante da verdade que veio de uma amiga como se viesse de uma inimiga. Sim, seria confortável para mim me colocar no papel de vítima e chorar a perda de uma amizade querida. Mas sei que há razão para o que aconteceu. Eu tenho meus defeitos e posso ter errado em muitos momentos, mas o que me deixou triste mesmo foi o modo como tudo foi exposto, como se fosse proposital a irreversibilidade da situação, como um fim premeditado. Mas não posso fugir do fato de que eu preciso voltar a rever minhas atitudes, cuidar do modo como tenho organizado minha vida, como venho lidando com tudo e com todos. Como sempre, as situações ruins são as que mais nos ensinam... o que eu tenho que fazer agora é tentar ficar bem e colher o aprendizado que essa situação ruim traz.

4 comentários:

  1. Olá Paula!!!
    Assuntos particulares...difícil comentar..mas como você abriu o coração ai...Sempre vale a pena uma última tentativa, já que a amizade era tão bacana!!! Se de nÃO adiantar o papo...vida que segue!!! Pode parecer meio frio mas não podemos nos paralizar. Pelo menos você tentou!!! Vai fundo!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou solidário. Dói quando as coisas escapam por entre os dedos, né?

    Peço desculpas pelo sumiço horroroso. Falta de educação extrema. Enfim, já que ainda é tempo: um feliz ano todo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Paula...
    Baseada no que aconteceu comigo recentemente quero lhe dizer que:
    Nenhum relacionamento (casal, amigo, etc) acaba por falta de afinidades e por todos os motivos que no momento da ruptura colocamos a nossa frente e, tapamos o verdadeiro motivo.
    O que determina o fim de um relacionamento, a meu ver, é a mentira que ambos fazem de conta não existir.
    A gente pergunta para o outro se está tudo bem e o outro responde que sim.
    Porque perguntamos se estava tudo bem? Porque já "desconfiamos" que não está então enfiamos a verdade debaixo do tapete.
    Porque o outro responde que está, se no fundo acha que não está? Porque prefere enfiar a verdade embaixo do tapete.
    Não é a verdade dos nossos limites, nossos defeitos, nossas diferenças que cria o rompimento; é a mentira com a qual vamos enrolando, adiando encarar.
    De repente um acorda e joga na cara do outro tudo o que não teve coragem de tornar claro na hora em que tudo poderia ser resolvido.
    Voce está certa de pensar "na parte que te cabe desse latifundio" mas, a meu ver voce não deve se culpar por tudo tá?
    Relacionamentos são feitos por pelo menos duas pessoas e assim eu acredito que a responsabilidade pela ruptura é de ambos que não disseram a verdade e deixaram que a mentira sustentasse e os "unissem" mas, quando há mentira num relacionamento ele tem prazo de validade para acabar.
    É isso o que eu acho.
    Sofrer é inevitavel, mas há sofrimentos inúteis eu acho.
    Sofrer para conquistar algo bom, para melhorar é bom.
    Sofrer por quem não se dispõe nem em abrir o coração para aceitar nossa disposição em consertar os erros não vale a pena.
    Fique em paz minha linda.
    Beijos....

    ResponderExcluir
  4. Por um fim a uma amizade por e-mail?
    Por fim a uma amizade assim, escancaradamente, já me faz pensar se isso é possível, se é necessário, se não é contornável. E por e-mail? Como você pode tratar de um assunto como esse por e-mail, um meio frio, distante, virtual?

    Eu pus fim a algumas amizades nesse 2011, mas dentro de mim. Senti desejo de ferir, de xingar, de expor, mas o sofrimento alheio não diminuiria o meu pela decepção causada.

    Bonita, a atitude feia, porque só dá para classificar assim, faz a gente refletir se isso valia mesmo a pena para gente. Quem te faz sofrer não merece sua dedicação em compartilhar, querer dividir, se doar. Não tem nada a oferecer.

    Te amo!

    Beijos

    ResponderExcluir

Atire por esta janela suas impressões sobre este post. Sinta-se à vontade para defenestrar o que quiser: elogio, reclamação, dúvida, angústia, sugestão...
Só não vale usar de má educação. O respeito deve vir em primeiro lugar!