domingo, 13 de fevereiro de 2011

Um menino e um livro


Um menino é só um menino. Ao mesmo tempo um menino sempre traz dentro de si os traços que o ligam àqueles que o geraram e criaram. O menino recebe um par de livros. Novinhos. E são dele. Não sabe bem o que pensar. Esboça um sorriso e olha a mãe. Ela tem pressa, precisa ir trabalhar. Será que ela sabe o que se passa entre o menino e o livro? O livro, assim como o menino, é só um livro. Ao mesmo tempo traz dentro dele as linhas que conduzem para outros mundos. A mãe tem pressa. O menino segura os livros. O trabalho não espera e é tanta coisa pra se resolver... O menino com os livros na mão. A porta mostrando a saída. O livro espera.

Os traços que o menino traz dos pais dentro de si aparecem na dúvida sobre o que pensar ao ganhar os livros. Para quê? É tanta coisa pra resolver. Aparecem na pressa que separa o menino das linhas dos livros. Letra tão miúda! Quase não tem figura. Para quê? O trabalho não espera.

O livro é só um livro. O menino, só um menino. Mas quando se encontrarem sem pressa, serão mais do que livro e menino. O menino nas linhas pra outros mundos. E o livro nos traços que o menino traz é agora porta que mostra a saída. O menino com o livro nas mãos e a cabeça longe, longe. A mãe compreende. Que bom que ele sabe ler!

3 comentários:

  1. Adorei! Que lindo!
    Quantas portas esses livros poderão abrir pra esse menino.
    Fui conhecer uma ONG sábado passado de manhã.
    Fiquei muito feliz e triste ao mesmo tempo. Em poucas horas eu ví destinos sendo traçados em cada desenho que passei rapidamente os olhos.
    Uma hora eu conto melhor essa história...
    Que bom que voce está no lugar certo. O país precisa de pessoas com talento e vocação pra ensinar.
    Beijo Paula.

    ResponderExcluir
  2. Paula, adorei o texto, muito, mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula!!!
    Obrigado pelo comentário que fez la no blog!!!
    Esse teu post revela de forma poética o drama de milhões de meninos...seu texto é lindo e eu acredito que essa é saida para essa miséria em que encontram essas crianças entregues a toda sorte de violência e descaso!!! Triste é ver isso todos os dias!!!!

    ResponderExcluir

Atire por esta janela suas impressões sobre este post. Sinta-se à vontade para defenestrar o que quiser: elogio, reclamação, dúvida, angústia, sugestão...
Só não vale usar de má educação. O respeito deve vir em primeiro lugar!