quinta-feira, 17 de março de 2011

Entre ser adulto e voltar à infância

Analisando do alto da minha chatice adulta (adulta conológica apenas, porque apesar da idade, não tenho a maturidade correspondente), percebo que o grande problema das crianças é não saber planejar, é não saber pensar no depois, só se preocupar com o agora. Isso, que embora na verdade seja, paradoxalmente, o melhor de se ser criança, acaba gerando situações conflituosas entre os adultos, que se preocupam em seguir todas as regras, e as crianças, que não estão nem aí para elas.

No fundo, creio que o que todo adulto mais queria era justamente não ter de se preocupar com o depois, não ter de planejar nem prever situações futuras para poder agir no presente. As crianças são felizes por não terem esse tipo de preocupação e, as que têm, são notadamente tristonhas, infelizes (porque, em muitos casos, sofrem pressões e as internalizam como preocupações suas).

Deve ser por isso que quando me vejo sob pressão, com problemas ligados à organização do tempo, sinto fortes saudades da infância, o lugar mais seguro que se tem pra ir quando os pensamentos se tornam um emaranhado de pesadas preocupações.

Talvez não faça sentido. Mas nesse momento eu tenho apenas nove anos.

3 comentários:

  1. Que bom que nesse momento se sente aos nove... Adoraria me dar o direito de me desligar por ao menos, 5 minutos. Mas eu não consigo e só ganho problemas - e grandes - em troca. Rabugenta e turrona, me tornei uma pessoa séria demais e doente fisicamente, devido ao estresse. Na verdade acho que sou assim desde criança, sempre me preocupei demais com as coisas e as pessoas, mas a diferença é que hoje tenho contas a pagar :D

    Fico feliz em saber que a sua infância foi tranquila. volte pra lá sempre que precisar :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula!!!

    Não se culpe...mas refugie-se ai mesmo onde você quer, pois desde muito tempo os pensadores já falavam neste modo meio criança de ver a vida. Olha só o que Heráclito nos diz em um dos seus fragmentos(52):" O tempo é uma criança,criando, jogando o jogo de pedras;vigência da criança" . O ministério da saúde advrete: "Esquecer um pouco o amanhã faz bem à saúde mental"
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Uma dica de curso a distância:
    http://www.cederj.edu.br/fundacao/
    Nesta página você vai em EXTENSÃO. Lá tem cursos online para diversas áreas, inclusive Artes, é só acompanhar o período de inscrições!!! Boa sorte, abraços!!!

    ResponderExcluir

Atire por esta janela suas impressões sobre este post. Sinta-se à vontade para defenestrar o que quiser: elogio, reclamação, dúvida, angústia, sugestão...
Só não vale usar de má educação. O respeito deve vir em primeiro lugar!